quinta-feira, 28 de agosto de 2014

RS: Documentário sobre assédio moral estreia no CineBancários na segunda-feira, 8/9

Um documentário que promete marcar história na luta dos bancários contra o sofrimento e a exploração nas agências e nos locais de trabalho estreia na segunda-feira, 8/9, no CineBancários. A sessão com debate do documentário “Quem Está Doente é o Banco” começa às 18h30, na Casa dos Bancários. O filme é produzido pelo Coletivo Catarse e traz depoimentos de bancários que sofreram algum tipo de violência institucional.

Um dos objetivos da produção de 36 minutos é dar visibilidade a um tipo de ferramenta de gestão cada vez mais usada nos bancos. O assédio moral, acompanhado da pressão pelo cumprimento de metas inatingíveis, virou uma cultura e se naturalizou dentro dos bancos. Nessa perspectiva, os bancários são cobrados a resistirem a demonstrarem força. Criou-se um ambiente de valorização daqueles que resistem ao sofrimento, cumprem as metas e trabalham para que o banco amplie cada vez mais seus lucros.

O problema é que esta cultura de exploração tem adoecido os bancários. LER/DORT e sofrimento psíquico são doenças que vez mais deixam os trabalhadores incapacitados para o trabalho. Muitos estão afastados por problemas de saúde.

Os depoimentos de bancários no documentário mostram a importância do SindBancários ao cumprir papel de proteção aos trabalhadores em sofrimento. A questão do adoecimento é tão presente entre os bancários que, há 11 anos, o SindBancários criou um grupo de ajuda mútua. Todas as quartas-feiras, a partir das 15h, um grupo de 200 bancários se reveza em reuniões no Grupo de Ação Solidária (GAS).

(fonte, acesso em 28/08/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário