sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SC: Assédio Moral é tema de workshop na Acib

Assédio moral no trabalho. Esse foi o tema do workshop realizado na manhã de quinta-feira (18), na Associação Empresarial de Blumenau (Acib).
Karin Bendheim/Presse Comunicação

O evento, organizado pelo Núcleo de Responsabilidade Social, ocorreu das 8h às 12h. 

A consultora Rosemeri Aparecida Vendrami discutiu o assunto com os participantes do workshop. Ela explicou o que é considerado assédio moral, o que fazer para evitar, quais medidas devem ser tomadas quando se percebe a ocorrência do fato em uma empresa e ainda as consequências dessas ações perante a justiça. 

Rosemeri esclareceu que o assédio depende de alguns fatores, principalmente da intenção e frequência dos atos. “Apesar da maioria das ações na justiça de assédio moral serem contra os líderes e superiores, nem sempre o assédio parte desse grupo. Colegas do mesmo grau hierárquico também comentem assédio moral”, afirmou.

A consultora ainda falou sobre as condições de trabalho, coação, indução ao erro, entre outras ações consideradas assédio moral, como contestar sistematicamente o colaborador. 

Rosimeri é bacharel e licenciada em Filosofia, possui pós-graduação em Ética e Filosofia Política e MBA em Gestão de Negócios e Pessoas. 

(fonte, acesso em 19/09/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário