sexta-feira, 17 de abril de 2015

PR: Senge lança obra que debate o assédio moral na administração pública

No próximo dia 24 de abril, o Senge e diversas entidades sindicais e universidades realizarão o lançamento do livro Estado, Poder e Assédio: Relações de Trabalho na Administração Pública, que reúne mais de dez artigos debatendo sob aspectos multidisciplinares o assédio moral nas instituições públicas municipais, estaduais e federais.

Por Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná

Não bastasse a exploração econômica na venda da mão de obra, física ou intelectual, e a crescente precarização do trabalho com o cerceamento e diminuição dos direitos, como com a possibilidade da efetivação da PL da Terceirização, convivemos no mundo do trabalho com inúmeras outras ações vis que promovem a diminuição do próximo, como nos atos de assédio moral, uma das violências mais covardes no universo laboral.

É sob esse aspecto, e tendo em vista a necessidade de se ampliarem os debates que promovam maior conscientização, mobilização das entidades e dos trabalhadores, e sobretudo as discussões no âmbito jurídico, refletindo em uma regulação na legislação federal em nosso país que trata sobre a questão do assédio moral, que os autores coletivamente propõem reflexões sobre formas de identificação, combate e prevenção ao assédio moral nas relaçõess de trabalho na administração pública.

O livro é continuidade das ações do Senge-PR e das demais entidades, iniciadas com o seminário “Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública”, promovido no último dia 27 de março, em Curitiba, que reuniu mais de 500 pessoas em um debate que contou com palestras de juristas, médicos do trabalho, sociólogos e psicólogos, unânimes ao afirmar que é necessário legislação específica para coibir as práticas abusivas contra servidores públicos.

Dentre os autores dos artigos, estão a médica do trabalho e uma das precursoras dos debates sobre assédio moral no Brasil, Margarida Barreto, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, o administrador e reitor da UFPR entre 1994 e 1998, José Henrique de Faria, e o assessor da presidência do Senge-PR, Eduardo Faria Silva.

O lançamento do livro, que será disponibilizados pelo Senge e demais entidades em versão eletrônica, será realizado no salão nobre do prédio histórico da UFPR, na praça Santos Andrade, a partir das 19 horas. O lançamento contará com palestra do juiz federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, Roger Raupp Rios.

(fonte, acesso em 17/04/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário