terça-feira, 12 de maio de 2015

Japão: Koji Igarashi fala sobre o litígio entre a Konami e Kojima

O antigo produtor de Castlevania e que recentemente anunciou o seu projecto no Kickstarter, Koji Igarashi, falou sobre o litígio entre a Konami e Hideo Kojima, uma relação que deverá terminar após o lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

Por Luís Alves / EuroGamer.pt

Em entrevista com o IGN, Igarashi, que já trabalhou na Konami, falou sobre Kojima. "Ele ouviu o que se está a passar, mas foi pelas notícias e não directamente pelas pessoas da Konami, porque essa companhia tem uma forma de fazer bullying com os seus funcionários fornecendo-lhes poucas informações, isto para não falar de outras coisas," disse ele.

"Mas como criador de alto nível, que já passou por situações complicadas, onde teve de fazer escolhas difíceis, é sempre triste quando franquias verdadeiramente interessantes ou criadores realmente talentosos acabam por não conseguir fazer aquilo que fizeram no passado, que agradou aos fãs, e falando muito honestamente, que gerou receita para a companhia. Para ele, é muito triste ver isto a acontecer," acrescentou.

Igarashi explicou que Kojima entende o negócio da Konami e falou sobre as outras opções que existem para concretizar projectos como o Kickstarter.

"Apesar de ser triste, ele percebe que a Konami é uma corporação e que naturalmente e organicamente persegue o dinheiro. Afinal de contas trata-se de um negócio. Ele percebe o negócio do casino e do clube desportivo deles, que é o que organicamente lhes dá dinheiro. Se és um criador com uma grande base de fãs, que quer um certo jogo que não atinge a barreira do lucro estipulado, ou que não é necessariamente tão rentável como um casino ou um clube desportivo, ele tem sorte por ter outras opções, como o Kickstarter, que permite que os fãs apoiem directamente as suas ideias para que elas se tornem realidade."

Como antigo funcionário da Konami, Koji Igarashi parece entender como as coisas funcionam dentro da companhia, e é evidente que produtores como ele preferem manter-se longe das grandes companhias; não foi por acaso que Igarashi lançou uma campanha no Kickstarter para conseguir dar vida ao seu novo projecto Bloodstained: Ritual of the Night.

(fonte, acesso em 12/05/2015)

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