segunda-feira, 11 de maio de 2015

RS: Combate ao assédio moral no trabalho é tema de reunião com equipe da UFRGS

A Comissão Multidisciplinar contra o Assédio Moral no Trabalho do TRE-RS reuniu-se com um grupo de servidores da Divisão de Atenção Psicossocial ao Servidor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na quinta-feira, 29 de abril. Segundo o integrante da Comissão do TRE-RS, o psicólogo José Cavalcante, “um dos objetivos principais foi a troca de experiências, para que os colegas da Universidade, seja por grupo de trabalho ou Comissão, possam fazer o enfrentamento das questões envolvendo o assédio moral dentro da sua realidade, na medida em que eles ainda não possuem uma estrutura equivalente à nossa”. 

Por ASCOM/TRE-RS

O grupo da UFRGS foi composto por psicóloga, psiquiatra e assistentes sociais. Após o encontro, o grupo foi recebido pelo diretor-geral da Justiça Eleitoral gaúcha, Antônio Augusto Portinho da Cunha. Cavalcante salientou a importância do suporte recebido da alta administração para o bom andamento dos trabalhos. “Esse tipo de atuação necessita de um suporte político, a organização precisa compreender que isso é um caminho importante. Então, é necessário um processo de sensibilização que, no âmbito do TRE-RS, aconteceu ano passado. Isso é fundamental, na verdade. Por isso, a participação da Direção-Geral é tão relevante”. 

Em relação ao futuro, a ideia da Comissão é ampliar a parceria com a equipe da UFRGS, com o acompanhamento do processo de construção da estrutura de enfrentamento ao assédio moral na Universidade. A parceria com a instituição de ensino também pode levar à elaboração de curso de extensão voltado ao tema. A ampliação do vínculo com a academia, segundo Cavalcante, pode potencializar o trabalho da Comissão, “para que a gente possa tanto melhorar metodologicamente nosso trabalho, quanto pensar em estratégias mais preventivas, para que não cheguemos a um processo quanto a situação já está deteriorada, o que dificulta as ações”.

Comissão completa um ano de atividade em maio

Neste mês, a Comissão Multidisciplinar contra o Assédio Moral no Trabalho completa um ano de atuação. Foi criada em 22 de maio de 2014, na gestão da desembargadora Elaine Macedo. A estrutura atual é o resultado da evolução de um grupo de trabalho que já se dedicava ao estudo do tema. 

Segundo relata José Cavalcante, a Comissão, semestralmente, se reúne com o diretor-geral para discutir ideias sobre o enfrentamento ao assédio moral e relatar como os trabalhos têm se desenvolvido – de forma genérica e não sobre casos concretos, ressalta: “nos casos específicos de assédio encaminhados à Comissão, após a atuação da mesma, o que inclui entrevistas e visitas ao local de trabalho, é produzido um parecer sigiloso que é encaminhado à Presidência. Então, o diretor-geral, o presidente, são atores importantes nesse processo”, afirmou. 

A Comissão conta com profissionais da área de saúde, com representante da Secretaria da Corregedoria Eleitoral e do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do RS (Sintrajufe).

(fonte, acesso em 11/05/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário