segunda-feira, 29 de junho de 2015

PR: Assédio é tema de diálogo com especialista da UFPR

Na última quinta-feira (18), gestores e colaboradores de diferentes áreas participaram de um diálogo sobre assédio no trabalho com a psicóloga e doutora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Lis Soboll.

Por FIEPR

A iniciativa faz parte do Programa de Equidade de Gênero e Raça do Sistema Fiep, que tem como uma das metas pactuadas com o Governo Federal a implantação de um Programa de Prevenção ao Assédio, além de contribuir para esclarecimento do tema, conhecimento do cenário nas organizações e esclarecimento de dúvidas.

Uma pesquisa do site Vagas.com, publicada pela BBC Brasil, revela que metade dos brasileiros já sofreu assédio no trabalho. Dos 4.975 profissionais de todas as regiões do país ouvidos no fim de maio, 52% disseram ter sido vítimas de algum tipo de assédio. Para os organizadores do estudo, o alto índice de respostas mostra que este é um assunto urgente no mercado profissional brasileiro. “Esse assunto impacta diretamente o clima de trabalho das organizações. É preciso desmistificá-lo, e a melhor maneira de tratar profundamente este tema é quando nos debruçarmos para encontrar alternativas para ter um ambiente saudável de trabalho, onde as pessoas sintam-se bem e respeitadas, ou seja, a prevenção ainda é a melhor solução para este fenômeno organizacional.”, destacou Daviane Chemin, gerente corporativa de recursos humanos.

A iniciativa do debate foi elogiada pela psicóloga da UFPR. “Olhar para essa temática é dar respostas a uma legislação vigente, e é uma ação bastante corajosa quando parte da organização”, defendeu. Uma das formas de expressão do assédio moral é o assédio moral organizacional. “É importante promovermos o respeito, a dignidade e relações saudáveis no ambiente de trabalho, evitando, assim, a prática do assédio”, explica Lis.

(fonte, acesso em 29/06/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário