quinta-feira, 30 de julho de 2015

AL: Unidade de Saúde Hamilton Falcão capacita servidores

Com o objetivo de promover a troca de experiências, a gestão participativa e a formação continuada de seus servidores, a Unidade de Saúde (US) Hamilton Falcão, localizada no Benedito Bentes I, em Maceió, realizou nessa terça-feira (28) uma capacitação para seus servidores. O treinamento foi voltado para a saúde do trabalhador e tratou de temas como Política Nacional de Saúde do Trabalhador, assédio moral, estresse e transtornos de humor.

Por Ascom SMS

Segundo Marcelo Araújo, diretor administrativo da unidade, a capacitação tem o objetivo de promover momentos de integração entre os funcionários. “Com esses treinamentos buscamos cuidar de quem está cuidando, quem está à frente do atendimento aos usuários e com isso promover um ambiente de trabalho saudável e servidores conscientes de seus direitos”, afirmou.

O coordenador ressalta ainda que a unidade está criando uma agenda de capacitações com os funcionários. “Em junho promovemos treinamentos sobre saúde da mulher, com a presença de lideranças comunitárias. No mês de agosto, o encontro será sobre DST/Aids para capacitar os servidores para a realização de testes rápidos. E periodicamente traremos diversos temas pertinentes ao cotidiano da unidade para trabalhar com os servidores”, ressaltou.

Já Carlos Souza, psicólogo da unidade, ministrou uma palestra sobre assédio moral no trabalho. “O assédio é de natureza recorrente, com intenção de prejudicar o outro. Ele pode ser feito por meio de ataques pessoais, disseminação de boatos, ironias, coações públicas gerando diversas desordens psicológicas como ansiedade, depressão, irritabildiade, apatia ou falta de iniciativa”, explicou.

Souza ressaltou ainda que esse é um dos maiores motivos de afastamento do trabalho e os servidores que se sentirem coagidos moralmente e em decorrência disso desencadearem agravos psicológicos devem procurar serviços de referência do município, como o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para a adoção de providências.

(fonte, acesso em 30/07/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário