segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SP: Diretor da ACE debate assédio no trabalho em programa de TV

O programa Câmara em Pauta desta semana vai debater o tema “assédio no ambiente de trabalho”. Transmitido pela TV Câmara Guarulhos, o programa teve a participação do diretor tributário da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, o advogado José Pedro Chebatt Júnior.

Por Guarulhos Hoje

Chebatt dividiu a bancada com a promotora Tatiana Campelo, coordenadora do Ministério Público do Trabalho em Guarulhos, e o professor da Unicamp Roberto Heloani, especialista em Direito e psicologia social.

Heloani explicou que assédio moral é um conjunto de atos abusivos. “Muitas vezes começa com uma brincadeira que é sucedida por outros atos. É exatamente esta constância que configura o assédio moral”, disse o professor.

“No início pode até parecer inofensivo. A vítima deixa pra lá por acreditar ser apenas uma brincadeira, mas a não interrupção no início pode desencadear um processo contínuo de abuso”, explicou a promotora.

José Pedro Chebatt explicou que a ACE tem como prioridade orientar seus associados sobre os perigos do assédio em ambiente de trabalho. “O foco da ACE é o da conscientização dos empresários. Nós temos a preocupação de orientar nossos associados a evitar brincadeiras repetitivas com funcionários, manter a postura profissional e não exagerar nas relações interpessoais”, afirmou.

Ficou claro no debate que há muita confusão na hora de identificar o que é ou não assédio. “A intencionalidade é que é complexa de se identificar quando acontece um ato isolado”, disse Heloani. “Os casos de assédio sexual são ainda mais difíceis de se provar, pois os agressores cometem os atos sorrateiramente”, completou Campelo.

Para Chebbat, a questão do assédio passa necessariamente pela educação. “É um problema social. Se não prevenirmos com informação e orientação, dificilmente vamos mudar o quadro”, concluiu.

(fonte, acesso em 31/08/2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário